5 Dicas para incluir mais vegetais na sua alimentação

Vera Carvalho // Setembro 19, 2021
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vegetais
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No que toca a grupos alimentares saudáveis, é indiscutível que os vegetais ocupam um lugar de destaque. São cada vez mais os estudos que apontam para a importância do consumo de mais vegetais, para a importância dos mesmos numa alimentação equilibrada e para o conteúdo nutricional destes alimentos. 

Achamos sempre que comemos vegetais suficientes porque “comemos sempre saladas com a refeição” ou “comemos sopa quase todos os dias”, mas, na verdade, se formos mesmo sinceros, será que estamos a ingerir estas coisas boas em quantidade suficiente para termos os seus benefícios? 

Há quem seja bastante organizado e regrado com a alimentação e, hoje em dia, é cada vez mais fácil termos acesso a este tipo de informação com todos os livros, artigos, vídeos e conteúdos físicos e digitais que nos aparecem à frente todos os dias. Mas, nem todos somos assim e há um grande número de pessoas que não sabe por onde começar. 

Com isto em mente, deixo-vos algumas dicas simples para incluir mais vegetais na sua alimentação

5 Dicas para incluir mais vegetais na sua alimentação: 

1. Experimente uma alimentação 100% à base de plantas uma vez por semana. 

Há quem lhes chame “Segundas Sem Carne”, mas pode ser a qualquer dia da semana. O que isto vai fazer por si é permitir-lhe aprender mais sobre este grupo alimentar. Quando tiver que passar um dia somente a comer vegetais, vai aprender a versatilidade deste grupo, e vai certamente explorar mais formas de os cozinhar, mais receitas e, certamente, arriscar em experimentar vegetais que está sempre a ver nos supermercados, mas que nunca se lembrou de experimentar.

2. Coma sopa todos os dias! 

Todos os dias, sem desculpa. Sopa caseira, feita em casa, é uma das melhores formas de ingerir quantidades significativas de vegetais de uma forma rápida e simples

Dica: Cozinhe uma tacho grande de sopa uma vez por semana, e refrigere/congele em porções individuais. Assim, tem sempre sopa feita e pronta a comer. Na hora de aquecer, pode adicionar toppings variados para ir diversificando – como por exemplo: sementes, ervas frescas, vegetais fermentados, leguminosas, cogumelos salteados. 

3. Instale uma app e registe a sua ingestão alimentar diária. 

Parece complicado mas não é, e só tem que o fazer durante uns dias até perceber o seu padrão alimentar. Este passo serve para entender verdadeiramente a quantidade real de vegetais que consome. A partir daí, pode adaptar e melhorar. 

4. Arrisque! 

Experimente coisas novas, saia da sua zona de conforto. Viu aquele vegetal esquisito no hipermercado? Traga para casa e experimente! Quem sabe, torna-se no seu vegetal favorito. Para além de novos vegetais, arrisque e experimente novas formas de os confeccionar. Não há desculpas – temos disponíveis livros, vídeos, artigos, revistas, todo um mundo de informação sobre a cozinha vegetariana. Arrisque e vai ver que os vegetais podem ser extremamente versáteis e divertidos de cozinhar e comer. Aposte em receitas étnicas cheias de sabor e cor. Vai olhar para estes ingredientes de outra forma. 

5. Experimente batidos verdes. 

A regra deve ser: uma peça de fruta para cada 3 verduras. Vale tudo o que saiba bem: espinafres, pepino, cenouras, aipo, ervas como hortelã, salsa e coentros, beterrabas, couve kale, acelgas, limões, gengibre. Comece com combinações mais simples e seguras até se habituar, e depois pode aventurar-se com combinações mais audazes. Os batidos são uma excelente forma, simples e rápida, de aumentar significativamente o consumo de vegetais em cru, uma das maneiras mais nutritivas de os consumir. 

Vegetais nunca são demais. 

Muito mais poderia ser dito sobre estes tesouros da natureza. Espero que estas dicas vos inspire a arriscar e apostar mais neste grupo de alimentos.

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