A retenção de líquidos é uma problemática que afecta inúmeras pessoas, principalmente as mulheres. A boa notícia é que é possível melhorar e controlar estes sintomas.
O que é a retenção de líquidos?
Retenção de líquidos é o nome que descreve o inchaço no corpo ou em parte dele.
Quais são os sintomas?
Mais comum nas mulheres, devido às alterações hormonais inerentes a determinados períodos do mês, a retenção de líquidos pode contribuir para:
- barriga inchada;
- celulite;
- dores nas pernas;
- pés e joelhos bastante inchados.
Quais são as causas?
Além das alterações hormonais, outras causas comuns são: problemas renais, cardíacos ou hepáticos, doenças da tiroide que provocam um tipo específico de edema – termo médico que se refere ao inchaço.
No caso das alterações hormonais, ocorre essencialmente ao nível metabólico e do apetite, factores que contribuem em grande parte para o conhecido “inchaço”.
O aumento do consumo de alimentos ricos em gorduras, açúcares e sal, aumenta a produção de toxinas, levando a uma consequente retenção de líquidos. E, tudo isto, associado ao sedentarismo, que é muito comum nestes casos, uma vez que o desconforto nos membros inferiores é bastante grande.
Como evitar e minimizar os efeitos da retenção de líquidos?
É razoavelmente comum as pessoas sentirem que estão “inchadas”. As pernas inchadas ao final do dia, com, por exemplo, marcas de pressão das meias ou dos sapatos, que são um bom exemplo de edema. Como evitar sintomas como este?
5 Dicas para evitar a retenção de líquidos:
- aumentar o consumo de líquidos (água, água de coco, chá de tília, camomila, cidreira);
- controlar o consumo de alimentos industrializados, principalmente os mais ricos em açúcares e sódio (sal);
- praticar atividade física regular;
- terapias de drenagem linfática para eliminação de toxinas e líquidos acumulados;
- priorizar o consumo de alimentos que sejam fontes de Magnésio (que auxiliam no processo de desinchar), tais como: vegetais verdes escuros, sementes de abóbora e de girassol, chás como o de gengibre, cavalinha, carqueja, frutas como melão, melancia, pitaya, papaia, kiwi.
Há pessoas com mais predisposição que outras para a retenção de líquidos, mas a boa notícia é que é possível melhorar e controlar os seus sintomas através da alimentação, aumento do consumo da água e chás, tratamentos estéticos e suplementação.