4 dicas para tirar melhor partido da sua cama

Habitat Saudável // Agosto 9, 2018
Partilhar

Acorda regularmente cansado/a e com a sensação de fadiga? Sabia que o problema pode estar no local onde tem a sua cama?

Um quarto saudável é aquele que reúne critérios de biohabitabilidade que o ajudam a regenerar e reequilibrar o seu corpo e mente. Saiba tudo o que precisa sobre a cama que deve ter no seu quarto, para ter hábitos de sono regulares e saudáveis e acordar revitalizado todas as manhãs.

4 dicas para escolher a melhor cama e onde deve posicioná-la no quarto: 

  1. Por que devo ter atenção à localização da minha cama? 

Dormir numa cama sob influência de uma qualquer fonte de contaminação geoambiental, seja ela de origem natural ou artificial, pode trazer consequências como: alterações de humor e irritabilidade; estados de ansiedade, desânimo e/ou depressão sem motivo aparente; despertar cansado e com dores de cabeça ou enxaquecas; dificuldade em dormir durante várias horas seguidas; acordar sistematicamente entre as 02h e as o4h da manhã; abortos ou dificuldades em engravidar. Também se pode traduzir em patologias mais graves, tais como fibromialgia, fadiga crónica, cancro e doenças neurodegenerativas.

As crianças também podem manifestar sinais de alerta, como acordar a meio da noite ou movimentar-se na sua cama ou berço, tentando escapar-se para uma das extremidades.

  1. Onde e como posicionar corretamente a minha cama? 

Na hora de escolher o local onde colocar a cama deve ter em atenção dois fatores primordiais: as radiações artificiais – como a contaminação eletromagnética causada por uma panóplia de equipamentos elétricos ou eletrónicos que colocamos nas nossas casas e em específico no quarto – e as radiações naturais – provenientes do subsolo terrestres.

Relativamente às radiações artificiais deve afastar da cama toda e qualquer fonte de contaminação eletromagnética; o ideal mesmo é que o quarto seja unplugged, ou seja, completamente desconectado de gadgets e equipamentos eletrónicos tais como smartphones, telefones sem fios, radiodespertadores, desligando idealmente o wifi à noite.

Quanto às radiações naturais, uma vez que são difíceis de detetar, por serem invisíveis e inodoras, poderá descobrir a existência das mesmas alternando a posição da sua cama de três em três semanas, analisando posteriormente os sintomas.

Caso não queira ter dúvidas, o método mais fidedigno é realizar um estudo de saúde geoambiental com um profissional.

  1. Como escolher a cama? 

Evite o uso de camas metálicas e opte por camas de madeira (uma vez que o metal atua como antena de captação de campos elétricos e eletromagnéticos) que distem do chão cerca de 30 cm, facilitando a limpeza e arejo. Evite também adquirir camas com sistemas de luz, som ou interruptores incorporados ou camas sem cabeceira. Opte por camas cuja cabeceira tenha uma dimensão suficiente para se encostar confortavelmente.

  1. Como escolher o colchão?

Ter uma boa postura enquanto dormimos é extremamente importante, pelo que a escolha de um bom colchão é essencial para a sua saúde. Evite colchões com molas e feitos de materiais como poliéster, viscoelástico ou a espuma de poliuretano, uma vez que colchões de origem sintética produzem calor excessivo, dificultam a correta transpiração do corpo e geram eletricidade estática. Escolha colchões fabricados com materiais naturais, tal como lã, fibra de coco, cânhamo ou látex natural. Não se esqueça de arejar diariamente a sua cama e de aspirar o colchão quinzenalmente.

 

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais