Nas férias sentimos o melhor sabor da vida, por isso nem sempre é fácil o regresso às rotinas. A rentrée poderá ser um momento que carrega um certo saudosismo e alguma tristeza. A boa notícia é que podemos recriar as emoções de leveza, descontração e alegria que sentimos com facilidade quando estamos de férias. Para isso, precisamos de saber algumas técnicas e praticar. Reuni algumas sugestões de que gosto muito e que acredito que fazem toda a diferença no modo como nos sentimos.
Antes demais, gostaria de explicar que a nossa energia expande quando estamos de férias. O corpo físico subtil, constituído por chakras (pontos energéticos), nádís (canais energéticos por onde circula a energia) e kundaliní (a energia vital), comunica com o corpo físico pela bioenergia denominada de prána. Recebemos esta energia através do sol. A assimilação faz-se pela pele e também pela respiração.
As zonas mais ricas em prána são as praias, montanhas e zonas ventosas, ao contrário das cidades que são escassas nesta energia.
Quando tiramos férias para a praia, montanha ou campo, o ideal é que sejam pelo menos duas semanas.
Na primeira semana dá-se a reposição de energia, recuperamos do trabalho e da cidade. Na segunda é quando ficamos repletos da energia desses locais. O reajustamento energético pode demorar 3 a 5 dias, dependendo das pessoas.
Poderá reconhecer esta sensação quando chega à praia, passado uma semana de já lá estar. Repare na sua respiração, ela fica mais lenta, longa e pausada. Sente-se diferente do dia-a-dia na cidade. A mente fica mais calma e a sensação é de expansão e tranquilidade.
Se nos demoramos a reajustar energeticamente, o mesmo é válido quando regressamos ao quotidiano. Na primeira semana de trabalho, em que ainda está com a energia das férias, coloque em prática as seguintes sugestões e mantenha-as por um mês. Escolha as que gostaria de adotar sempre.
11 sugestões para regressar ao trabalho com o sorriso das férias:
1- Meditação Ativa – Visualização
(inspirado no Silva Method)
Duração: 5 a 10 minutos ao acordar e ao deitar.
Relaxe o corpo e entre em estado de meditação. Visualize todo o seu dia exatamente como gostaria que fosse.
Pense: “E se fosse assim…”. Veja-se a levantar, lavar os dentes, tomar um banho agradável, a roupa que vai vestir, olhar-se no espelho e a sentir-se super bem com a sua imagem. Veja-se a tomar um pequeno-almoço delicioso, a ir trabalhar e a disfrutar do caminho, a chegar e como gostaria de ser recebida, a sorrir e imagine-se leve, descontraída e alegre, cheia de vontade de fazer o seu trabalho. Veja também o trabalho cumprido, o dia a terminar, o que adoraria fazer a seguir e a chegar a casa com uma enorme satisfação.
Visualize tudo isto e vá sentindo as emoções. As emoções têm de ser sentidas enquanto imagina.
2- Direcionamento Energético
(Inspirado em práticas de Michael Beckwith)
Duração: 5 a 10 minutos, sempre que sentir uma emoção negativa.
Imagine a energia como um holofote. Se direcionarmos a luz desse holofote podemos iluminar a área que quisermos. Então, vamos iluminar a área sombria do regresso ao trabalho.
Sinta o fluxo da energia daquilo que foi maravilhoso nas férias, como se lá estivesse. Fique um tempo em conexão com essa sensação enquanto sorri.
Imagine o seu trabalho a ser iluminado com a luz que vem da outra cena. Veja e sinta essa situação rodeada dessa luz/energia. Desta forma, uma área de vida entra na vibração energética da outra.
3 – Yoga
Duração: 30 min a 1h.
O yoga desenvolve técnicas respiratórias que modificam as emoções, estado físico e mente. Praticar yoga também é uma ótima ajuda para se sentir leve e focada em emoções positivas.
4 – Respiração
Duração: 5 minutos. Sempre que quiser melhorar a sua energia.
Para incorporar a emoção energeticamente inspire profundamente e retenha o ar, enquanto pensa nos melhores momentos e sente as emoções boas que viveu nas férias. Quando começar a ficar desconfortável, expire e solte um som tipo “aaahhh”. Repita 3 vezes. Assim, um pensamento abstrato passa a ser energeticamente incorporado.
Use os 5 sentidos para colaborar com a nossa missão:
5 – Visão (Cor e estilo)
As cores também têm energias associadas. Vista-se com cores que goste e que sejam alegres.
As minhas sugestões são:
- Amarelo – cor quente do sol, associada a prosperidade e abundância. Estimula o intelecto e a concentração. Semelhante ao dourado que está associado a riqueza. Cor do Manipura chakra (plexo solar) que rege as emoções e a força de vontade;
- Azul – cor fresca que traz tranquilidade e está associada ao Vishuddha chakra (garganta) que rege a comunicação. Se for azul celeste traz grande relaxamento;
- Laranja – é a cor da juventude, dinamismo e é revitalizante. Swádhisthana chakra (sacral) relacionado com a nossa vitalidade e desejos;
- Verde (esmeralda, claro ou clorofila) – saúde emocional e psicológica. É a cor do Anáhata chakra (coração);
- Vermelho – é forte e é preciso ter personalidade e estar no mood certo para a usar. Quente, tanto pode estar associada a paixão, sedução e sensualidade, como a sangue e agressividade. Cor do Múládhára chakra (raíz) a nossa âncora ao plano físico, força de vontade, luta pelos objetivos, sensação física, senso de realidade, terra-a-terra;
- Rosa – está associado ao amor. Não é o tom de nenhum chakra, mas se tivesse de a relacionar seria com o do coração. Está também associado a alguma infantilidade e ingenuidade, o que ajuda a sentirmo-nos em contacto com a nossa criança interior, em fantasiar e ver a “realidade cor-de-rosa”.
6 – Audição
Ouça música relaxante ou animada. Procure por positive vibes e encontrará muitas. Deixo-lhe a minha música preferida: Feeling Good – Dance Fruits music.
7 – Tato
Vista roupa agradável ao toque e confortável, incluindo a roupa interior. Este é o mood descontraído das férias. Pode adaptá-lo, dentro do possível, à roupa para trabalhar.
8 – Paladar
Leve algo que goste para petiscar, que tenha o sabor a férias, ou coma um gelado ao almoço por exemplo.
9 – Olfato
A memória do cheiro é a que perdura durante mais tempo. Em segundos podemos reviver emoções através do olfato. Invista num perfume que traga boas memórias ou simplesmente que adore.
10 – Foco no positivo através do controlo do diálogo mental
Não permita um único pensamento do estilo: “Que chatice, acabou-se a boa vida!”, “Tudo o que é bom acaba depressa” ou “Lá se foram as férias” …
Substitua de imediato pelo oposto: “Tudo o que é bom está sempre acessível”, “Que boa vida a minha”, “Qual é o sentimento que me faz vibrar?”, “Sinto-me tão revigorada”, “Que bom poder regressar ao trabalho depois de umas ótimas férias”, “Hoje faço tudo com amor e alegria”, “Trago leveza, descontração e harmonia para o trabalho”, “Posso tornar todos os momentos bons como as férias” …
Assim que surgir um pensamento negativo, visualize algo bom e que nunca acaba, como, por exemplo, o sol. Imagine uma bola amarela a irradiar uma luz quente e revitalizante. Enquanto entretém a mente com isto, ela deixa de se focar no que não deve.
11 – Sorria
Mesmo que não sinta vontade, sorria. Desta forma está a enviar uma mensagem à sua mente de que está contente. A mente vai fazer o seu papel, acreditar e fazê-la viver o que ela acredita ser a verdade.
A realidade que experienciamos é o resultado das nossas reflexões conscientes e inconscientes. Aquilo em que nos focamos é de facto o que energizamos e fazemos crescer na nossa vida. Temos capacidade de escolher. Pode não parecer fácil, mas acredite que basta saber as técnicas e praticar.
Agora que já sabe o que pode fazer, não se esqueça que é preciso pôr em prática.
O mundo precisa de si, dos seus talentos únicos e do seu toque pessoal em tudo o que faz quando se sente feliz. Boa rentreé!