Não há altura melhor para colocar os problemas de lado e viajar para outros mundos através de uma boa leitura.
Até as leitoras menos rotineiras sabem que o verão é a altura propícia para pegar numa novidade que acabou de sair ou naquele livro que anda a arrastar entre a mesinha de cabeceira e o sofá. Andamos mais relaxados, temos mais tempo e, acima de tudo, o calor convida a longas tardes deitadas ao sol com uma bebida e um bom livro.
Deixe-me dizer-lhe, leitora, que tenho boas memórias de verões deliciosos em que os livros me compreenderam tão bem. Algures a meio do calor tórrido de Agosto de 2010, estava de coração partido e, talvez por isso, me tenha identificado tanto com a Emma e o Dexter em “Um Dia” de David Nicholls. Em Julho de 2013 descobri, por acaso, “As Raparigas de Riade” de Rajaa Al-Sanea numa feira de rua enquanto passava férias no Alentejo. O meu namorado da altura não compreendeu porque queria tanto comprar um livro que retratava raparigas árabes e deve ter, certamente, revirados os olhos porque, sim, ele tinha muito esse hábito. E claramente não era amor para a vida toda. Passei algumas tardes do verão de 2016 a chorar na praia. Não por nenhum namorado, calma. Mas porque me tinha cruzado com “O Rouxinol” de Kristin Hannah e foi uma leitura avassaladora. E não podia deixar de referir o final do verão passado quando, no Book Gang (clube do livro digital que pode seguir no Instagram), descobrimos o “Lá, Onde o Vento Chora” que acabou por se tornar um dos favoritos do ano.
Tenho tantas memórias com livros em viagens, piscinas, praias, férias com amigas, namorados, família, porque há livros para levar connosco para todo o lado. E não há altura melhor para colocar os problemas de lado e viajar para outros mundos através de uma boa leitura. Deixo aqui algumas sugestões que se vão tornar boas companhias nos próximos meses de verão. E não se esqueça do protetor solar.
1. A Cidade das Mulheres, Elizabeth Gilbert
Este livro é uma viagem a Nova Iorque no pré e pós II Guerra Mundial pela voz de Vivian Morris que recorda a sua épica história de vida naqueles anos de loucura, sexo e liberdade. É, acima de tudo, uma ode ao feminismo e uma leitura cheia de mensagens sobre a entrada na vida adulta, a responsabilidade e o ficarmos em paz com os nossos erros.
2. Sempre Tu, Colleen Hoover
Uma história emocionante e intensa contada a duas vozes – pela mãe e pela filha. Após um acidente trágico com o pai, as duas vão tentar refazer as suas vidas no meio de segredos e dores que são arrastadas pela perda. Colleen Hoover nunca desilude e traz-nos mais um grande romance para este verão, ideal para leitoras mães e leitoras jovens.
3. Viver e Amar em Brooklyn, Emma Straub
Eu diria que Emma Straub escreve para as leitoras adultas porque gosta de escrever sobre a vida após a juventude, a nostalgia que nos deixa. E neste romance fabuloso que passou completamente despercebido em Portugal, examina a natureza do amor, sexo, relações e amizades e a forma como nos ajustamos à nossa identidade à medida que envelhecemos.
4. Onde Cantam os Grilos, Maria Isaac
Um romance mágico escrito em Português e que conta a história desta família pelos olhos do pequeno Formiga que foi deixado à porta da Herdade dos Vaz quando era apenas um bebé. Há lendas e maldições, há segredos escondidos e um leque de personagens tão caricatas que é impossível não nos apaixonarmos por esta família tão portuguesa.
5. Nove Perfeitos Desconhecidos, Liane Moriarty
Imagine este cenário: uma escritora caída em desgraça, uma família em luto, um casal que ganhou a lotaria, um antigo jogador de futebol esquecido, uma mãe abandonada pelo marido que a troca por outra amante mais nova e um advogado gay que só representa mulheres. E o que era suposto ser um retiro espiritual acaba por se tornar numa experiência hilariante. A melhor parte desta leitura é a sátira e o humor com que todos vão vivendo esta bizarra semana.
6. O Jogo do Crime, Rachel Abbott
Um grupo de amigos é convidado para um fim-de-semana que se torna num jogo viciante e doentio para Lucas tentar encontrar quem assassinou a sua irmã um ano antes naquele mesmo local. Há segredos e todos são suspeitos mesmo até ao fim… Este é daqueles livros viciantes e cheios de suspense que nos absorve de tal forma que tudo o resto à nossa volta desaparece por completo. Até pode cair um avião no meio da praia… vai continuar dentro deste jogo misterioso.
7. Sou um Crime, Trevor Noah
A autobiografia do famoso comediante Trevor Noah é um relato magnífico e uma leitura pertinente para este momento que estamos a viver no mundo. Nascido em pleno Apartheid na África de Sul e filho de uma mãe negra e um pai branco, este livro é a história de quem nunca pertenceu a lado nenhum mas cedo aprendeu a desafiar tudo o que o rodeava numa sociedade mergulhada em racismo e crimes.
8. Os Otimistas, Rebecca Makkai
É uma leitura longa mas uma viagem extraordinária entre os anos 20, no auge da crise da sida em Chicago, e os dias de hoje em Paris com um grupo de amigos gays e os seus aliados heterossexuais. Um livro que nos faz emocionar com os sentimentos de medo, perda, dor, desconhecido, memórias antigas e o peso das tragédias do mundo na nossa vida.
9. Amor de Perdição, Camilo Castelo Branco
Há muitas alturas do ano em que se pode desculpar por não ter paciência para conhecer clássicos. Mas o verão não é uma delas. “Amor de Perdição” é um dos mais icónicos romances portugueses que (se nunca leu) tem de ler. A história de amor de Simão e Teresa é trágica mas é um livro cheio de humor intemporal.
10. Raparigas como Nós, Helena Magalhães
Por último, gostava de sugerir o meu “Raparigas como Nós” que acompanhou tantas leitoras no verão passado. Uma ode à juventude, esta é a história de auto-descoberta de um grupo de adolescentes no início da sua vida jovem adulta contada pela voz da Isabel e que aborda as drogas, o bullying, a pressão dos pares, os primeiros amores e os laços de amizade em Lisboa no início dos anos 2000.
No Book Gang – clube do livro digital – pode acompanhar as nossas leituras mensais e comprar alguns destes livros que aqui sugiro na livraria do Book Gang. E todos os meses temos uma box literária que pode receber em sua casa com os livros desse mês.
Se for de férias e não tiver nada à mão, subscreva a nossa caixa mensal e receba, onde quer que esteja, leituras para o verão. “A Cidade das Mulheres” e “O Jogo do Crime” encontram-se na nossa box de Julho.
Boas férias e boas leituras!