10 Erros e Como Corrigi-los – Parte 3

Pedro Figueira // Março 9, 2017
Partilhar

E assim chegamos ao fim dos 10 Erros que cometemos com frequência. Se nos tem acompanhado nestas últimas semanas não pode perder os erros desta semana e como corrigi-los.

Esta semana vamos falar sobre os 3 amores mais perigosos para a nossa coluna.

 

  1. O Amor pelos saltos altos

Ou pelos chinelos. Ambos podem levar a instabilidades plantares (dos pés) e a dores de costas. Saltos altos obrigam a um maior arquear da região lombar da coluna e, consequentemente, os músculos a trabalhar mais. Os chinelos ou sandálias sem apoio atrás não estabilizam o calcanhar e obrigam também a um maior esforço muscular por parte do corpo porque acaba por haver uma pior distribuição do nosso peso.

Como Corrigir?

Não é preciso eliminar todos os sapatos da moda, mas temos de ter cuidado quando os usamos e, especialmente, quanto tempo os usamos. Quando nos deslocamos devemos sempre levar sapatos confortáveis ou mesmo ténis. Quanto menos tempo estivermos com sapatos altos ou menos confortáveis melhor. Os estudos mostram que pessoas com dores de coluna quando usam sapatos mais baixos, mais leves e mais confortáveis durante um anos, reportam uma redução significativa das suas dores.

 

  1. O Amor pela comida

Os estudos indicam que os nossos hábitos alimentares influenciam a saúde do nosso coração, o nosso peso, o açúcar no sangue e também a nossa coluna, entre muitas outras situações. Estudos efetuados pela Dra. Leena Kaupilla identificaram que pessoas com dores de coluna crónicas tinham uma maior incidência de “entupimento” das artérias que vão para a coluna do que pessoas mais saudáveis. Um sistema circulatório saudável leva nutrientes para a coluna e remove as toxinas. Quando isto não acontece pode resultar em inflamação, com certos químicos a despoletar reações que levam sinais de dor ao cérebro.

Como Corrigir?

Uma dieta saudável para a nossa coluna é uma dieta que promova uma redução da inflamação. Devemos evitar ingestão excessiva de café e comidas processadas, ter cuidado com os óleos hidrogenados ou parcialmente hidrogenados, com o trigo enriquecido e com ingredientes que acabam em -iose, -iates, ou -ites. Devemos comer mais cereais integrais, sementes e frutos secos, boas fontes de proteína e gordura, vegetais e frutos da época. Como diz a Dra. Maria Santana Lopes, perdas de peso de 10% resultam em grandes melhorias na qualidade de vida tanto ao nível da coluna como em termos gerais, mas sobre isto ela irá falar mais no seu artigo da próxima semana, não perca.

 

  1. O Amor pela TV

Quando nos estacionamos à frente da televisão por horas a fio, a nossa coluna não fica muito contente. Num estudo norueguês efetuado em jovens, aqueles que ficaram à frente da televisão ou computador durante 15 horas ou mais por semana, estavam 3 vezes mais propensos a desenvolver dores lombares do que as populações mais ativas. Só para ficarem com uma ideia, os portugueses vêem em média 3 horas e meia de televisão por dia, ou seja, 24 horas e meia por semana, quase 10 horas mais que o estudo. Infelizmente as posições que adotamos quando estamos no sofá – e muitas vezes o próprio sofá – não ajudam a nossa coluna.

Como Corrigir?

Temos de limitar os programas que realmente queremos ver, em vez de aceitar tudo o que passa. Durante os intervalos devemos aproveitar para nos levantar, mexer e alongar a coluna. Basta 1 a 2 minutos para fazer a diferença. Quando temos uma criança a queixar-se de dores devemos ter cuidado com as suas posturas quando sentado e temos de obrigá-lo a mexer-se mais e com mais frequência. Em fases de maturação óssea e muscular a falta de movimento e as constantes más posturas prejudicam o desenvolvimento da coluna.
Espero que estas ideias vos tenham ajudado a ver não só a importância das diferentes situações do nosso dia-a-dia, mas também a perceber que não tem de ser assim tão difícil fazer algumas alterações para termos uma coluna mais saudável. Durante 3 semanas falamos sobre 10 erros que cometemos mas, infelizmente, há muitos mais.

A vida por vezes apanha-nos de surpresa. As coisas vão acontecendo e muitas vezes não sabemos como reagir e outras vezes nem queremos reagir. Termos uma coluna mais saudável não é assim tão difícil se estivermos dispostos a fazer algumas alterações.

Sente-se motivado(a)?

Só temos uma coluna, então temos de cuidar dela!

Pedro Costa Figueira B.Sc. D.C.

www.saudecoluna.pt

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais