Um estilo de vida mais saudável

José Santos // Novembro 8, 2016
Partilhar

Ter um estilo de vida mais saudável. Parece uma ambição desmesurada para muitas pessoas. A maioria de nós assusta-se com a quantidade de alterações que teria de fazer no seu dia-a-dia para corresponder a todas as expectativas. Temos dias demasiado preenchidos, com atividades que na maioria das vezes não são vocacionadas para o nosso bem-estar.

Muitas vezes achamos que é caro, difícil e complicado e que não está ao nosso alcance uma vida menos stressada, mais vivida e consequentemente com menos doenças e sintomas. Ao traçar objetivos irrealistas, a maior parte de nós desmotiva desde o início e nem chega a tentar fazer as alterações de que tanto necessita. Comece por definir metas curtas, simples, para conseguir os resultados que pretende e automotivar-se.

A boa notícia é que não tem de fazer obrigatoriamente todas as alterações de alimentação, exercício físico e outras ferramentas importantes que vos vamos falar nesta plataforma, para se sentir melhor. Ou pelo menos não precisa de as fazer todas de uma só vez.

Basta que adote as mais simples, as que se adequam mais a si e que sejam mais fáceis de incorporar no seu horário.

Lembre-se que uma caminhada de mil passos começa com apenas um.

Se hoje deixar o carro um pouco mais longe do local de trabalho ou sair do autocarro, numa paragem antes, já está a fazer diferente. Ou se subir as escadas para o escritório, em vez de apanhar o elevador como sempre faz, está a iniciar uma mudança. Começa assim, desta forma tão simples. E há medida que for experimentando estes hábitos saudáveis, vai sentir uma grande diferença em si. Há que ter em conta que como tudo na vida, é preciso procurar o equilíbrio. Na alimentação, por exemplo, não precisa de a modificar toda para comer melhor.

Mesmo as comidas menos saudáveis fazem parte da pirâmide alimentar. Ocupam é um espaço pequeno, que não convém ampliar. E é só isto. É importante que desfrute, coma com prazer e sem culpa. Lembre-se que as emoções têm um papel fundamental na nossa saúde. É preciso aprender a desfrutar do caminho da saúde. Se for surpreendido por uma espécie de “obsessão” pelas coisas “boas e saudáveis”, não se assuste porque é um atalho para a saúde. Uma pessoa que quer ser saudável também pode comer “fast food”, mas obviamente que o fará com pouca frequência e nesse dia aproveita o quebrar da regra. E isso é o quê? É não se sentir culpada.

O bom senso é um ótimo aliado da nossa saúde, porque deixa-nos longe dos extremismos. A vida dá-nos diariamente uma panóplia de experiências e sensações e a saúde constrói-se da nossa capacidade de as equilibrar a todas.

Jose Santos

josefsantos@docnurse.pt

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais