Quiroprática

E eu? Será que se esqueceu da COLUNA de alguém?

1 Junho, 2017 - 20:00

Hoje celebramos o dia Mundial das Crianças…aquelas que saltam, que pulam, que exploram, que caem,  que se magoam mas que sempre se levantam.

Pois… essas de quem tanto gostamos.

 

Além de quiroprático, com 4 filhos eu bem sei os desafios.
Geralmente quando se fala na coluna, pensamos em lombalgias, hérnias discais, dores do pescoço, enfim… e esquecemo-nos de olhar para o bem estar da coluna das nossas crianças que ainda está em desenvolvimento, nem pensamos o quanto os “simples” desequilíbrios na coluna afetam o seu bem estar e a sua postura.

Nos bebés ouvimos muito falar nos torcicolos, na tendência para terem a cabeça virada sempre para o mesmo lado, ou de quando o bebé está deitado parece estar arqueado; também ouvimos falar da escoliose, aquela curva em S nas costas, que embora mais comum na adolescência também pode estar presente na infância, com um ombro mais alto que o outro uma anca mais elevada que a outra, e claro, cada vez mais cedo, vemos as crianças curvadas para a frente parecendo estar a tornar-se mais difícil conseguirem sentar-se direitas.

À parte de qualquer sintoma ou qualquer sinal, a coluna das crianças é uma coluna em desenvolvimento e precisa ser cuidada.
A coluna precisa de movimento, não podemos ficar tanto tempo na mesma posição.  As crianças já passam muito tempo sentadas na escola e depois em casa voltam a sentar-se em frente ao computador, televisão, tablets e telemóveis.  É importante encoraja-las a brincar ao ar livre.

Movimento é vida, por isso toca a mexer!
Cuidado com os pesos. Ninguém deve levar mais do que 10-15 % do seu próprio peso, claro que esse cuidado deve ser ainda maior numa coluna em desenvolvimento. Escolha mochilas de tamanho adequado, abas largas, com reforço nas costas e ensine as crianças a usarem a mochila corretamente nos dois ombros. Apesar da mochila trolley ter sido uma ideia inicialmente boa, não é a melhor opção para uso diário porque acaba por criar torsão no tronco das crianças.
Não podemos ignorar a coluna das crianças, tal como alguém nos ensinou a cuidar dos nossos dentes quando éramos pequeninos, temos de ensinar às nossas crianças a cuidar das suas colunas, só temos UMA. E ao contrário do que se diz por aí: “é desde pequenino que se endireita o menino”!!

Se cuidarmos da nossa coluna hoje teremos uma maior probabilidade de ter uma coluna melhor amanhã.  Uma coluna alinhada desde cedo vai-nos ajudar a desenvolver uma melhor postura, manter bons hábitos e logo ter mais saúde ao longo da vida.
Sendo crianças mais novas ou crianças mais velhas todos temos coluna e todos podemos beneficiar de cuidarmos dela, por isso ajude-me a ensinar os mais novos à cerca da importância da nossa coluna e, já agora, cuide da sua também!!

Feliz dia das crianças

Pedro Costa Figueira B.Sc.D.C.
www.saudecoluna.pt