Academia Fátima Lopes

Os primeiros 1000 dias de um bebé

22 Maio, 2017 - 18:00

No sábado passado, tive o prazer de estar presente na conferência “Primeiros 1000 dias. Impactos na saúde futura do bebé” organizada pela Nestlé Nutrição Infantil e assente no tema “Começar Saudável, Viver Saudável”.

Foi um evento de casa cheia com muitos especialistas da área médica e que contou com um fantástico painel de intervenientes.

O Dr. Fernando Carvalho, diretor Nestlé Nutrição Infantil, falou dos “Primeiros 1000 dias. Os impactos na saúde futura do bebé”, explicando a importância de uma boa alimentação no bebé desde o primeira dia da gravidez até aos seus dois anos.

O Dr. Hugo Cavaco, pediatra neonatologista, debruçou-se sobre o tema, “O Leite materno continua a surpreender-nos. Novos desafios para a investigação”, especificando as grandes vantagens do leite materno tanto para o bebé como para a mãe, as várias fases de aleitamento, os componentes do leite materno e os desafios da investigação nos próximos anos.

A Professora Conceição Calhau, nutricionista e elemento da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, deu-nos o seu ponto de vista sobre “Um bebé pode ser vegetariano? Atuais tendências em Nutrição Infantil”.

A Dra. Helena Canário, Medical and Scientific Relations Nestlé Infant Nutrition, apresentou o tema “Do campo para a colher do bebé com qualidade e segurança”. E por fim a Dra. Ana Sofia Brito discutiu as “Mães da nova geração – o papel da internet e dos especialistas”.

A mim coube-me lançar o debate e moderá-lo, o que me deu muita satisfação.

É importante alertar a sociedade para a importância de uma alimentação equilibrada desde os primeiros dias do bebé.