'Nutella' sem culpas

Joana Roque // Fevereiro 5, 2019
Partilhar

Dia da Nutella!

Desde 2007 que se celebra, a 5 de fevereiro, o Dia Mundial da Nutella. É um dia para todos os fanáticos celebrarem a paixão por este creme através de receitas e fotografias. Ainda assim, há sempre aquela pontinha de ‘culpa’ para quem é guloso, mas está a tentar não cometer muitas asneiras na sua alimentação.

‘Nutella’ caseira

Fazer ‘nutella’ em casa não é uma novidade. Já experimentei várias versões, com manteiga, chocolate em tablete e até leite condensado, e já fizeram parte de vários cabazes de natal, para os amigos mais gulosos.

Mas ainda não tinha experimentado as versões sem adição de açúcares e mais saudáveis. É mesmo uma versão sem culpa, perfeita tanto para os mais pequenos, que comem uma alternativa melhor, mas também para adultos gulosos, como eu!

‘Nutella’ sem culpas

Existem imensas versões de nutella sem culpa. Umas com xarope de agave, ácer e até com mel. Nenhuma me convenceu totalmente… Umas ficavam com um sabor demasiado intenso ao mel ou agave, e mal se notava o sabor das avelãs. Outras ficavam demasiado pastosas para o meu gosto, pois não era adicionada água, o que as tornava muito grossas e difíceis de barrar.

Depois de experimentar várias receitas, acabei a adaptar componente de várias para um creme de avelãs e cacau mais saudável e sem aditivos, mas principalmente que nos agradasse. Acho que finalmente acertei numa versão que me agrada.

Depois podem usar como a ‘nutella’ tradicional. Para rechear crepes, enroladinhos no forno ou para rechear uma tarte de chocolate e acompanhar com morangos e frutos vermelhos. Também fica delicioso como uma cobertura de um bolo mais simples.

Uma versão mais saudável para os mais pequenos  – porque cada vez mais (e ainda bem!) há pais preocupados com aquilo que oferecem todos os dias aos filhos para comer!

Receita

Ingredientes para 1 frasco:

  • 200g de avelãs
  • 3 tâmaras grandes
  • 2 colheres de sopa de cacau cru em pó
  • 150ml de água

Preparação:

Comece por tostar as avelãs. Coloque-as num tabuleiro e leve-as ao forno, previamente aquecido a 180ºC, durante cerca de 10 minutos, ou até as avelãs começarem a dourar. Atenção porque queimam muito facilmente. Retire-as e deixe arrefecer um pouco antes de usar.

Coloque as avelãs, depois de arrefecidas, num robot de cozinha (convém ser um robot com bastante potência) e acrescente as tâmaras já sem caroço e o cacau. Triture tudo até obter uma pasta homogénea. Tenha paciência. Mesmo com um robot potente este processo demora alguns minutos – pelo menos 5 minutos – e é necessário ir abrindo o robot e ir misturando a pasta que se vai fixando nas paredes do copo.

Quando tiver uma mistura pastosa e homogénea, acrescente a água e continue a triturar (mais uns 5 minutos). Vá abrindo o robot e envolvendo tudo de cada vez que achar necessário.

No fim deverá ter uma mistura cremosa e homogénea. Coloque num frasco e guarde no frigorífico.

Use como cobertura de bolos, para barrar no pão e em torradas, e para fazer sobremesas.

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais