Como tornar a Black Friday em Green Friday?

Equipa Planetiers // Novembro 23, 2018
Partilhar

De Black para Green Friday: porque até o Grátis tem um preço.

Hoje comemora-se a Black Friday, uma tradição norte-americana que se espalhou pelo mundo com um objetivo muito claro: promover o consumo, marcando assim o início de uma das maiores épocas de compras do ano.

Por mais atrativa que seja para quem procura prendas de Natal antecipadas ou aquela peça de roupa que em outras condições seria impossível de comprar, esta sexta-feira negra caracteriza-se pelo consumo e desperdício descontrolado, onde quem nunca ganha é o planeta.

São os descontos exorbitantes (muitas vezes falsos descontos), as promoções impensáveis, as mensagens de urgência e as “oportunidades únicas” que nos fazem comprar logo – sem pensar – e que resultam, na maioria dos casos, em compras de produtos e em quantidades que, na realidade, não precisamos.

Contudo, esta sexta-feira não é apenas negra para o ambiente. Todos os anos vemos imagens vindas de várias partes do mundo em que as pessoas mostram o seu lado mais selvagem e ridículo, as filas tornam-se maiores do que nunca, as lojas caóticas e a agressividade reina em qualquer corredor de loja. Muitos acabam mesmo por lutar, serem esmagados ou, em casos extremos, perder a vida nesta procura obsessiva por aquela “pechincha” que tanto queriam ter.

Mas, afinal qual é o problema da Black Friday?

Se para quem compra os preços baixos dão a sensação de que fizeram um “bom negócio”, para as empresas este fluxo de vendas não é um problema – na Black Friday de 2017, só nos Estados Unidos da América (EUA), estima-se que tenham sido gastos cerca de 50 mil milhões de dólares.

Se “não há almoços grátis”, afinal, quem paga a conta? Um dos grandes problemas destas 24h é que o seu impacto ambiental se mantém durante vários anos no planeta. É que o consumo exagerado da Black Friday leva a uma maior produção e utilização de recursos, mais deslocações (seja em carro próprio, entregas internacionais por avião ou carrinhas e camiões de transportadoras), um dos maiores volumes de lixo e resíduos do ano e uma produção e utilização desmesurada de embalagens.

Plástico – um dos grandes inimigos do nosso tempo

Para além do impacto da produção, que varia entre indústrias, as entregas são, sem dúvida, um grande contribuidor para este impacto. Na Black Friday 2016, nos EUA, estima-se que tenham sido entregues cerca de 1 bilião de embalagens!

Esta quantidade exorbitante de embalagens, maioritariamente em cartão e plástico, apesar de ser reciclável, foge muito ao conceito de sustentável – para que o processo de reciclagem aconteça são necessárias grandes quantidades de água, energia e deslocações.

Não nos podemos esquecer de que os plásticos são um dos grandes inimigos do nosso tempo. Nos EUA, por exemplo, apenas 20% dos plásticos são reciclados, sendo que 8 milhões de toneladas de plástico vão parar ao oceano todos os anos!

Para além das consequências gigantes para a biodiversidade e animais marinhos, este é um problema que nos afeta diretamente: nos EUA, 94% da água da torneira contém fibras plásticas e já se provou, em países europeus, que estes plásticos estão presentes em toda a cadeia alimentar e são consumidos diariamente por todos nós – seja na água, no sal ou no peixe que comemos.

Quais as indústrias mais críticas?

As 3 categorias mais compradas na Black Friday são Viagens, Roupa e Tecnologia.

. Indústria têxtil 

A indústria têxtil é a 5ª mais poluente do mundo. É a pegada de carbono exagerada, os químicos utilizados na produção, os recursos naturais exigidos – especialmente a água – a poluição química dos rios e micro plásticos e, ainda, o facto de estar muito associada ao trabalho infantil e escravo. Parece-te algo que deva ser promovido?

Segundo a Green Peace, em 2018 compramos duas vezes mais roupa do que em 2000, mas vestimos as peças que compramos duas vezes menos tempo. São as várias novas coleções que surgem anualmente e os preços acessíveis, que nos passam a ideia de que estamos a ficar antiquados e que precisamos de um novo look, promovendo em nós esta mentalidade de “usar e deitar fora”.

Segundo estudos recentes, em Hong Kong, 1400 t-shirts são mandadas para o lixo a cada minuto, cada americano manda fora 80 quilos de roupa por ano e, só na Europa, são gerados 2 milhões de quilos de roupa em segunda mão todos os anos.

Sabe-se que usar uma peça de roupa por mais 9 meses reduz a pegada de carbono, resíduos e energia entre 20 a 30%; Posto isto, a reflexão que deve ser feita é a seguinte: “Será mesmo que, neste momento, preciso mesmo de comprar esta peça de roupa em promoção?”.

. Tecnologia

Outro grande contribuidor para este impacto ambiental são os aparelhos eletrónicos. Guiados pela vontade de estar na frente da tecnologia, 75% dos americanos que compram presentes de Natal nesta Black Friday, compram aparelhos tecnológicos, desde portáteis a tablets, de gadgets a smartphones. Estes dispositivos são muitas vezes deitados fora por estarem, supostamente, desatualizados e apresentam uma grande pegada ecológica desde a sua produção, com componentes muito específicos e poluentes, e uma complexidade de design que dificulta em muito a sua reciclagem quando chegam a fim de vida.

O que fazer diferente?

Para os mais extremistas podem sempre celebrar o “Buy Nothing Day”. Para os que querem aproveitar esta época com um consumo mais consciente basta pensar duas vezes antes da compra: sempre que estiveres em frente a uma promoção de Black Friday pergunta-te: “Será que preciso mesmo disto?”. Se a resposta for positiva, será que precisas de o comprar novo ou consegues encontrar em segunda mão e em boa qualidade?

Outra forma de compensar a Black Friday é comprar localmente, de marcas eco conscientes ou através de iniciativas verdes, lojas em segunda mão, e comprar com pensamento estratégico e responsabilidade. Por exemplo: no caso das roupas, deves adquirir peças com mais qualidade, longevidade e, sempre que possível, reparar, trocar, doar ou reutilizar, quando chegam a fim de vida (o lixo não é opção).

Green Week – Um novo conceito

Este ano, a Planetiers promove um novo conceito, a Green Week! E, o que é a Green Week? Para além de alguns vendedores que estão a oferecer descontos seus produtos ecológicos, biológicos e amigos do ambiente, durante toda esta semana (de 19 até 26 de Novembro), vamos plantar uma árvore por cada comprador na plataforma.

Estimando o tempo médio de vida de uma árvore, cada compra na Planetiers representa um desconto de 667 quilos de emissões carbónicas para o planeta – o suficiente para fazer 975 km de autocarro.

Desta forma compensamos a indiferença, dando o grande desconto a quem realmente precisa dele. Queres saber mais sobre esta iniciativa verde? Descobre-nos aqui.

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais