Quiroprática

As Dores no Verão

14 Julho, 2017 - 14:00

Com o verão vêm também dias mais longos, temperaturas mais elevadas e mais vontade de termos qualquer coisa para nos divertir. O problema está quando temos dores de coluna. Para uns os tempos mais quentes é sinónimo de algum alívio enquanto para outros quer dizer mais complicações.

Mesmo não existindo grandes evidências científicas sobre a relação entre fatores ambientais e dores de costas, a verdade é que recorrentemente ouvimos pessoas queixarem-se de que o calor, o frio, a humidade e até a alterações de pressão atmosférica fazem as suas dores piorar ou melhorar.

Para as pessoas que sentem estas alterações fica a sugestão da utilização do ar condicionado para controlar a temperatura e a humidade. Será também uma boa ideia a utilização do gelo para controlar a inflamação em articulações com dor.

Para aqueles que não sentem tanto estas questões ambientais, podem experimentar combinar 2 ou mais das seguintes sugestões:

  • Nadar é FIXE – A água não somente nos ajuda a manter frescos e confortáveis no verão, como também é o sítio perfeito para fazermos exercício. Quando nadamos nem todos os estilos são iguais para a coluna. Mariposa, além de ser o estilo mais difícil de dominar é também aquele que provoca o maior esforço na coluna. O estilo costas acaba por ser o melhor para as dores pois é aquele que mais facilmente mantém a nossa coluna neutra provocando um menor esforço enquanto ajudando na mobilização articular.
  • Uns bons grelhados – Acho que agora consegui agarrar a sua atenção. É verdade, podemos fazer a diferença mesmo com aquilo que comemos. No verão gostamos de fazer os famosos grelhados. Experimente grelhar vegetais ricos em nutrientes como os pimentos, espargos, cenouras, ou cebolas. Todos estes tendo características anti-inflamatórias que podem ajudar com a inflamação crónica. Substituir a carne vermelha por carnes brancas ou melhor ainda um salmão selvagem ou umas sardinhas gordinhas que estão carregadas dos importantíssimos ómega 3 conhecidos pela sua capacidade anti-inflamatória. Não se esqueça de dar gosto à sua comida utilizando especiarias como o gengibre, o alecrim, o alho, o orégão, e a felizmente já conhecida em Portugal, a curcumina, que são potentes agentes anti-inflamatórios.
  • Uma boa caminhada – Às vezes parece que esperamos o ano inteiro pelo bom tempo para ir dar uma volta a pé. Seja o seu caso ou não, é sem dúvida uma boa ideia aproveitar o bom tempo desta forma. Não se esqueça de utilizar calçado adequado. Os seus sapatos do dia-a-dia não são a melhor ideia. Uma caminhada com regularidade não só é relaxante como também ajuda a tonificar os músculos que suportam a coluna.
  • Exercício ao ar livre – Se andar não é o seu forte, não deixe de aproveitar a sombra das árvores para fazer uns exercícios. Seja sozinho ou em grupo, uns exercícios ao ar livre são sempre uma ótima ideia para mexer as nossas articulações e tonificar os músculos que as protegem. Seja yoga, Tai Chi, Pilates, ou até uma sessão de alongamentos pode ser benéfico para minimizar as dores de coluna.

Importante

Não podemos esquecer de nos manter hidratados quando fazemos exercício no verão. Beber no mínimo um a dois copos de água por hora enquanto estamos no exterior com calor ou a fazer exercício é uma regra simples de seguir mesmo quando estamos na água. É também importante começarmos qualquer atividade desportiva com um aquecimento de 10 minutos e acabarmos com uns alongamentos para ajudar a prevenir lesões.

Aqui ficam então algumas sugestões para estes meses mais quentes. Espero que possam ficar mais motivados a mexerem-se pela vossa coluna, ela merece.

Até breve,

Pedro Costa Figueira B.Sc.D.C
saudecoluna.pt